terça-feira, 20 de agosto de 2013

Felizes


Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: 
(Sl 37,5)

Brasileiro, onde está tua pátria?

Tua Pátria não está somente no torrão em que nasceste;
Tua Pátria não se levanta num simples relevo topográfico.

O solo em que pisas,
As águias em que te refletes,
O céu que te alumia,
As árvores que te dão vozes, frutos e sombras,
As fontes que te dessedentam,
O ar que respiras,
Recebeste, em partilha, com todos os homens
Sobre a terra.
Tua Pátria não é um acidente geográfico!

Brasileiro,
Se te perguntarem: Onde está a tua Pátria?
Responde:

-Minha Pátria está a geografia ideal que os meus 
Grandes Mortos nos gravaram no coração;
No sangue com que temperaram a minha energia;
Na essência misteriosa que transfundiam no meu caráter;

Na herança do sacrifício que me transmitiram;
Na herança cunhada a fogo;
No ferro, no bronze e no alço das bandeiras das Guararapes,
Das Minas da Independência, da Confederação do Equador,
Do Ipiranga e do Paraguai.

Minha Pátria está na consciência que tenho da sua grandeza
Moral e nessa lição de ternura humana que  a sua imensidade
Me oferece, como símbolo perene de tolerância desmedida e infinita Generosidade.

Minha Pátria está em ti, minha Mãe! No orgulho comovido
Com que arrancaste das entranhas do meu ser a mais bela
Das palavras, o nome supremo; - BRASIL!
(Ronald de Carvalho)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser Mãe é padecer no Paraíso... presente incomparável de Deus...

Customizado por Meri Pellens.